Os Florais
O objetivo dos florais é tratar a causa da doença levando equilíbrio como um todo e principalmente na área afetada que deu origem à queixa e seus sintomas. Os florais podem ser utilizados junto com outros tratamentos alopatas ou integrativos e figuram entre as terapias alternativas reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e SUS. Existem alguns diferentes sistemas de florais, de acordo com o sistema de flores e preparo que dão origem a eles.
Florais de Bach
O primeiro sistema a ser difundido no mundo é o sistema conhecido como Florais de Bach, desenvolvido entre os anos 20 e 30 do século passado, pelo Dr. Edward Bach, médico, bacteriologista e patologista. Ele desenvolveu seu sistema a partir das flores europeias, composto por 38 essenciais que buscam transformar os estados emocionais e mentais humanos, para o equilíbrio da saúde como um todo.
O terapeuta floral é quem pode elaborar a melhor fórmula para o o momento e tratamento do cliente.
Florais alquímicos
Outro sistema é o de florais alquímicos, desenvolvido por Joel Aleixo a partir da flora brasileira e do conhecimento milenar da Alquimia.
Esse sistema foi estruturado com 90 essências florais que ajudam na cura física, emocional e mental do ser humano. Também são produzidos os compostos sprays, preparados com os minerais que o corpo necessita e que são utilizados como base para as diferentes panaceias (fórmulas).
O terapeuta alquímico tem a formação necessária para indicar e preparar as melhores fórmulas individualizadas para cada cliente.